Unidade Básica de Saúde é inaugurada no povoado Caiapó

Moradores do Povoado Caiapó, no município de Arenópolis, poderão receber atendimento médico e odontológico com mais facilidade. Agora, a população do povoado só precisará se deslocar até o hospital de Arenópolis em casos mais graves.

A unidade de saúde denominada Unidade Básica de Saúde Caiapó Vô Ramiro e Vó Antônia, que irá prestar aos moradores, atendimento médico, odontológico e serviços de farmácia, foi inaugurada pela Prefeitura de Arenópolis na manhã de quinta-feira (02/07).

A unidade de saúde foi construída em um terreno doado há mais de 20 anos por um casal de moradores do Povoado Caiapó. O Senhor Lorivaldo Francisco Itacarambi, popularmente conhecido como Nenzinho e sua esposa Maria Da luz Itacarambi haviam cedido a propriedade para a construção de um posto de saúde, mas o projeto não havia saído do papel.

enhor Nezinho participou do descerramento da placa se emocionou ao ver o sonho de mais de duas décadas sendo consumado. “Nós sempre precisamos de um posto como esse, mas entrou prefeito, saiu prefeito e nada foi feito para nos ajudar mesmo com o terreno doado. Quando o Ovarci me procurou para dizer que iria fazer o posto me prontifiquei a fazer o que precisasse, e depois de 20 anos cá está nosso maior sonho de pé”, pontou.

Dona Maria da Luz afirmou que o momento só pedia gratidão pela conquista. “Só gratidão cabe aqui. Só podemos agradecer à Deus e a quem se empenhou todos esses dias na construção”, destacou.

O prefeito Ovarci Vilela, se emocionou durante a cerimônia, que contou com poucos participantes devido ao distanciamento social causado pela pandemia do Covid-19. “Fui criado aqui nesse povoado e seria inevitável não me emocionar ao falar dessa obra. Nesse momento não queremos falar de política, mas de benefícios para todos nós”, disse.

Ovarci ainda solicitou ao Secretário de Saúde, Leandro Lourenço,uma esquipe de profissionais de saúde para atuar regularmente na nova UBS. “Desejo que uma equipe com um médico, um odontologista, e enfermeiros estejam atendendo a população aqui na UBS semanalmente”, enfatizou.

Ainda de acordo com Ovarci, a UBS permanecerá aberta ao público todos os dias da semana e contará com uma enfermeira padrão disponível.

Fonte: Jornal O+Positivo.